Direto do Púlpito - Olhando para trás... Por Flávio Oliveira



Muitos de nós no inicio da nossa vida Cristã nos dedicamos a Deus, o buscamos intensamente. O nosso único objetivo é buscar, buscar e buscar, isto basta para nós. Mas com o passar dos tempos muitos mudam sua postura, Deus passa a não bastar mais, e querem viver apenas dos benefícios e de um evangelho adulterado.Porque?

Quando o povo de Israel saiu do Egito, eles estavam indo para a terra prometida, existia uma promessa, viram muitos milagres, entre eles o mar vermelho se abrir.

Moisés manda os 12 espias e recebe juntamente com o povo a notícia que realmente a terra era boa, que mana leite e mel. mas que existia gigantes na terra e que Israel não iria prevalecer, apenas dois espias creram (Josué e Calebe).

O povo fica totalmente inflamado e começam a murmurar, o que era para durar pouco, agora vai ter uma longa duração.

Deus não iria permitir que nenhum destes que duvidaram e não acreditaram e mais murmuraram entrassem na terra prometida

De todos os que tinham saído do Egito, somente dois entraram na Terra Prometida (Josué e Calebe)


Muitos tomam decisões certas, começam no espírito, Deus age, mas logo Deus não basta mais. Quando vem a dificuldade, quando começam a ser confrontados em sua vida, começam a sentir saudades do mundo e da maneira de agir do mundo (como Israel sentiu saudades do Egito).

Começam a olhar para o Egito e sua grandeza, o que foi perdido em pró da verdade, começam  sentir saudade dos benefícios que tinham no Egito.

Rejeitam claramente o maná de Deus. (Deus mandava maná todos os dias), rejeitam o Evangelho verdadeiro por um adulterado, antropocêntrico, que só prega milagres e não as Boas Novas de Cristo, sendo que  Cristo é totalmente suficiente para nós, sua obra nos reconciliou com Deus, e isso basta!

Quando esquecemos o que Deus faz e fez por nós, então ele deixa de ser suficiente para nós. Nm. 21.4-6: Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se neste caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizeste subir do Egito, para que morrêssemos neste deserto? Pois, aqui, nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então, o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que morderam o povo; e morreu muito povo de Israel.

Quando Deus não basta para nós, passamos a reclamar de qualquer coisa, quando deixamos de confiar em Deus, ele passa a não ser mais suficiente para nós.


Devemos olhar para Cristo e saber que todos nós teremos aflições, mas em Cristo somos aperfeiçoados

Apóstolo Paulo orou três vezes para Deus tirar o espinho na carne, e as escrituras diz: 2 Co 12:8-9: Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

O que diria a igreja contemporânea que prega apenas milagres e prosperidade do Apóstolo Paulo? 

É preciso entender que somos forasteiros neste mundo, vamos reinar com Cristo, mas não é aqui e agora, sendo assim nossa vida terrena, nossos desejos não devem estar em primeiro lugar, e sim a vontade de Deus.

Claro que Deus responde orações, ele é pai, mas não é nosso serviçal e sim nosso Senhor.

prostituição espiritual tem crescido na igreja contemporânea com outros deuses, mamon...e por ai vai, porque Deus não basta para esta geração antropocêntrica. O povo de Israel tinha visto milagres e livramentos, mas isto não impediu de adorar outros deuses. Nm. 25.1,2: E Israel deteve-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Estas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu e inclinou-se aos seus deuses.

Não abandone a verdade do evangelho, por mentiras, não acredite no que não esta nas escrituras, não se baseie em experiências fora da Palavra. 

Voltemos as escrituras e a simplicidade do Evangelho.

É preciso abandonar o pecado, nossas vontades, para vivermos totalmente voltado para Cristo.


O que tem feito você olhar para o Egito (mundo), o que tem feito você considerar a possibilidade de abandonar a verdade em troca de lentilha? 

Permaneça fiel!

Em Cristo!
Flávio Franco de Oliveira
Anterior Proxima Página inicial