Direto do púlpito - E sua oração como vai? Por Flávio Oliveira


A bíblia nos ensina a necessidade de sermos pessoas com o coração quebrantado, ensina-nos a colocar toda a nossa esperança sempre em Deus, buscar a Cristo, que é tudo em todos.

Portanto para que isso seja uma verdade em nossas vidas, é preciso seguir o que as escrituras nos ensinam.

"Perseverai na oração, vigiando com ações de graças." (Colossenses 4:2)


O Cristão deve perseverar na oração, ou seja, deve sempre estar em posição de oração.

"Sendo assim, eu me colocarei, como sentinela, sobre minha torre de vigia; tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o SENHOR, me dirá e que resposta receberei aos meus questionamentos!" (Hb 2:1)


Quando uma pessoa se coloca em oração, ela esta demonstrando uma atitude de confiar e esperar no Senhor, é a expressão de ter absoluta certeza que Deus mandará a resposta de acordo com sua soberana vontade, e não serão tomadas decisões sem oração.

A bíblia nos fala em Filipenses 4:6 que não devemos andar ansiosos, mas apresentar todas as coisas diante de Deus em oração e súplicas com ações de graças.

"Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça."

Um cristão que apresenta todas as coisas diante de Deus, já mostra claramente o fruto do trabalhar de Deus em suas vida.

Oração para o cristão deveria ser como o ar para todo ser humano, não se vive sem respirar! Devemos diariamente comparecer diante de Deus em oração.


"Reconhece o SENHOR em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas." (Pv 3:6)


Orar é reconhecer Jesus como Senhor, é confiar plenamente, é buscar andar em seus caminhos. Quando um homem reconhece o Senhor em todos os caminhos, ele cumpre o que está em Provérbios 3:6.

Leonardo Ravenhil disse certa vez ainda que não esteja com vontade de orar , você deve estar lá...

Perseverar na oração não é uma coisa fácil, mas é necessário estar presente nas reuniões de oração (que é muito negligenciado em nossos dias), estar presente no quarto secreto, na busca de falar e ouvir a voz de Deus.

Podemos constatar nas escrituras que muitos creram e foram fiéis a Deus, porque eram pessoas de oração, vemos o exemplo de Daniel que orou 3 vezes ao dia como de costume mesmo sabendo do decreto do Rei. Dn 6:10
"Assim que Daniel soube que esse decreto do rei havia sido proclamado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém e ali orou como costumava fazer cotidianamente, três vezes ao dia; ajoelhou-se, rogou e deu graças diante do seu Deus."


Assim como Daniel, vemos nas escrituras que a Igreja orou intensamente a Deus na ocasião em que o apostolo Pedro foi preso, e Deus ouviu a oração da igreja.

"Assim, Pedro estava detido no cárcere, mas a igreja orava fervorosamente a Deus a favor dele. 
E aconteceu que, na noite anterior ao dia em que Herodes pretendia submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, com algemas presas a duas correntes, e as sentinelas guardavam o cárcere diante da porta". (Atos 12:5-6)


Em 1 Timóteo 5:5 vemos que a viúva necessitada espera em Deus na oração.
"A viúva realmente necessitada e sem amparo espera em Deus e persevera noite e dia em suas orações e súplicas"

Além de perseverar na oração todo o cristão deve ser vigilante em todo o tempo.
Vigiar é espiar, observar atentamente, velar, estar atento, estar de sentinela. Quando Habacuque se colocou em posição de oração, ele também se colocou em posição de vigiar. 
"Sendo assim, eu me colocarei, como sentinela, sobre minha torre de vigia; tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o SENHOR, me dirá e que resposta receberei aos meus questionamentos!" (Hb 2:1)

Sendo sempre sóbrios e vigilantes conforme esta em 1 Pe 5:8 pois existe um adversário, que busca alguém para devorar.
"Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar."

O diabo quer extinguir completamente o nosso testemunho, ele quer provocar uma queda, como queria fazer com Pedro.
"Simão, Simão, eis que Satanás já recebeu autorização para vos peneirar como trigo!" (Lucas 22:31)
Devemos estar em alertas para não cair em tentação, evitar toda aparência do mal, evitar a concupiscência da carne e dos olhos. Precisamos ser cuidadosos, diligentes, totalmente cuidadosos, com o coração grato a Deus em tudo (ações de Graças), individualmente, na igreja, louvando sempre o Senhor pela manhã e ao anoitecer.
"É muito bom exaltar ao SENHOR, ó Eterno, e entoar salmos em honra ao teu Nome, ó Altíssimo!
Proclamar desde o amanhecer o teu amor leal e durante a noite a tua fidelidade," (Salmos 92:1-2)

Estar sempre agradecidos sabendo que o nosso pai está no controle de todas as coisas, que nossas vitória não se resume no tempo presente, nem em condições temporais, mas reside em Cristo. 

Viva de maneira a expressar gratidão a Deus em sua vida. "Seja a paz de Cristo o juiz em vossos corações, tendo em vista que fostes convocados para viver em paz, como membros de um só Corpo. E sede agradecidos." (Colossenses 3:15)

Portanto ore sempre a Deus confiante, esperançoso, vigiando e dando sempre graças por tudo, reconheça que ele está sempre no controle como um pai zeloso. Persevere!

Em Cristo!
Flávio Franco de Oliveira

Anterior Proxima Página inicial