Direto do púlpito - Evidências de uma vida Cristã! Por Flávio Oliveira


No livro de Atos capítulo 6 é apresentado um crescimento no número de discípulos e com o crescimento, houveram divergências entre os irmãos.

"Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número de discípulos, houve uma queixa entre eles. Os judeus helenistas protestaram contra os judeus de fala hebraico-aramaica, porque suas viúvas não estavam sendo atendidas na distribuição diária de alimentos." (Atos 6:1)

A solução que os apóstolos encontraram foi separar sete homens para o trabalho que estava provocando estes desentendimentos.No entanto eles estabeleceram algumas evidências ou características que os irmãos escolhidos precisavam ter.

"Portanto, irmãos, escolhei dentre vós Sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste ministério. Quanto a nós, nos devotaremos à oração e ao ministério da Palavra." (Atos 6:3)

São evidencias na vida que todo cristão deve ter, não com objetivo de alcançar ministérios, até porque as característica deveriam já estar presentes na vida destes irmãos, e não deveria ser buscada depois de escolhidos. Conforme o verso acima, a primeira característica é:bom testemunho.

Bom testemunho significa boa fama, alguém que se fala bem ou seja provar por testemunho que serve a Deus.


Que tenha bom testemunho familiar, que tenha na sua família uma conduta cristã, que verdadeiramente represente o que a palavra de Deus ensina.

E tudo quanto fizerdes, seja por meio de palavras ou ações, fazei em o Nome do Senhor Jesus, oferecendo por intermédio dele graças a Deus Pai. O cristão e seus relacionamentos 
Mulheres, cada uma de vós seja submissa ao próprio marido, pois assim deveis proceder por causa da vossa fé no Senhor. Maridos, cada um de vós ame sua esposa e não a trate com grosseria. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porquanto essa atitude é agradável ao Senhor. Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não fiquem desanimados. (Col 3:17-21) 


Bom testemunho no trabalho sendo honesto, justo, e principalmente trabalhando como se fosse para o Senhor.

"Escravos, obedecei em tudo a vossos senhores terrenos, não servindo apenas quando supervisionados, como quem age somente para contentar os homens, mas trabalhando com sinceridade de coração, por causa do vosso temor ao Senhor." (Col 3:22)

Bom testemunho em todas as esferas da vida. Vemos nos dias de hoje um grande dualismo na vida do cristão, se portanto na igreja de um jeito e na vida secular de outro, como se houvesse diferença.
Os Puritanos* viviam como se a vida secular fosse uma extensão da igreja ou seja para ter um bom testemunho não poderia existir diferenciação. Devemos ser em nossa vida secular o que somos dentro da igreja, tementes a Deus, buscando em Cristo viver para o Senhor.

"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e busca andar em seus caminhos!
Comerás do fruto do teu trabalho, serás feliz e próspero.
Tua esposa será como videira frutífera em tua casa; teus filhos serão como brotos de oliveira ao redor de tua mesa.
Eis como será abençoada a pessoa que teme o SENHOR!" (Salmos 128:1-4)


É importante saber que somente será possível alcançar um bom testemunho aquele que teme ao Senhor e busca praticar suas ordens. Não tem como ter um bom testemunho sem temor!

Temor = devoção e humilde obediência.

Depois o texto nos fala em sermos cheios do Espírito Santo, uma absoluta ação de Deus em nossas vidas, sermos totalmente dirigidos e guiados por Deus. Precisamos ser pessoas totalmente intensas na presença de Deus, nutridos em Cristo. Amando a Deus e seguindo o que as escrituras nos ensinam, afim de temos uma vida consagrada, vivendo para Glória de Deus.

"Agora que já se disse tudo, eis aqui a conclusão a que chegamos: ama reverentemente a Deus e obedece aos seus mandamentos; porquanto foi para isso que fomos criados." (Eclesiastes 12:13)


Este texto de atos 6:3 fala também de sermos cheios de sabedoria, ou seja, cheios de habilidades nas questões da vida, sabedoria prática. Pessoas que escolhem os melhores planos, de juízo sensato e bom senso, isto é o significado de sabedoria. Vemos no livro de Provérbios como um homem pode se tornar sábio.

O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam. (Provérbios 1:7)

Os irmãos que seriam escolhidos para o trabalho não poderiam ser apenas honestos, de caráter admirável, mas também era preciso serem disciplinados, diligentes, organizados, habilidosos com questões da vida. Pessoas cheias de Fé onde não há espaço para incredulidade, pois pela fé somos esvaziados do nosso eu (ego, opiniões, relativismo), para sermos de acordo com a Palavra, cheios de Cristo e não de nos mesmos.

"Todavia, para os que foram convocados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e sabedoria de Deus. O chamado e vocação dos santos." (1 Co 1:24)

Peça a Deus para colocar sabedoria em sua vida, para que verdadeiramente você seja uma pessoa temente a Deus, cheia do espirito de bom testemunho.

Naquele que é poder e sabedoria de Deus! Cristo Jesus.
Flávio Franco de Oliveira

*Puritanos - designa uma concepção de fé cristã desenvolvida na Inglaterra no século XVII.

Anterior Proxima Página inicial