terça-feira, 12 de agosto de 2014

Pessoas religiosas porém longe da verdade! Por Flávio Oliveira
Antigo Evangelhoagosto 12, 2014 0 comentários

Pessoas com atitudes religiosas podem facilmente não estar de acordo com a Palavra de Deus. Podemos honrar com os lábios, mas estar com o coração longe de Deus.



Jesus neste contexto cita:
"Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;" (Isaías 29:15)
A tradição era interpretação oral das leis de Moisés, mais com muitos outros preceitos que foram adicionados com o tempo, e que tinha autoridade igual a da própria lei. A simples tarefa de lavar a mão, naquela época havia se tornado o ato de se purificar, ou se contaminar com a poeira que vinha de algum pagão”

É necessário viver, trazer para a vida cotidiana, aquilo que professa com a boca, e viver de fato longe do padrão deste mundo.

Existem muitas pessoas que estão vivendo longe da verdade, achando que estão agradando a Deus. Porque? 

  • Não possuem conhecimentos verdadeiros da bíblia, e por acomodação não se interessam em se aprofundar nas escrituras, e estão contentes com que já sabem
  •  São preguiçosos para as coisas de Deus, possuem tempo para tudo, menos para aprender mais de Deus
  • Não buscam a verdade como prioridade, preferem buscar a interpretação que mais lhe agrada, desprezando os preceitos de Deus.
  • Outros ainda têm em sua vida cristã fazer tudo em nome de uma obediência burra, sem liberdade de consciência, honrando mais ao o homem do que a Deus.
    "Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades. Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos."(2 Timóteo 4:3-4)
  • Seus valores (motivações) são diferentes da Palavra de Deus
  • Esquecem que estamos nesta terra como forasteiros, portanto devemos andar com vista no nosso Mestre Jesus Cristo.
  • Para essas pessoas o culto a Deus é apenas o cumprimento de uma obrigação, e não há prazer em adorar a Deus da maneira correta, fruto da falta de conhecimento bíblico, e acomodação.

   "Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra. Porquanto fostes negligentes no ensino" (Oseias 4:6a)

Não podemos ser pessoas religiosas, com costumes religiosos e motivações diferentes do que as escrituras nos ensinam. 
Nem viver dentro da igreja ignorando a verdade, escolhendo aquilo que mais nos agrada.
  • Não podemos negligenciar a vida espirital
  • Não podemos colocar a vida espiritual em segundo plano, e recusar-se a ouvir os ensinamentos de Cristo na sua totalidade.
  • Não podemos escolher ouvir mais os desejos do coração do que a Palavra de Deus,e nem ser pessoas que mais vale o próprio querer do que a verdade de Cristo.
O que devemos fazer? Para não sermos pessoas religiosas, porém longe da verdade.
  • Busque diariamente fazer uma analise da sua vida, faça como o salmista, peça para o Senhor sondar o coração a fim de verificar se verdadeiramente esta seguindo a Cristo ou as suas vontades.
"Sonda-me, ó Deus, e analisa o meu coração. Examina-me e avalia as minhas inquietações! Vê se há em mim algum sentimento funesto, e guia-me pelo Caminho da vida eterna!" (Salmos 139:23-24)
  • devemos ter um coração disposto a conhecer e praticar cada vez mais os ensinamentos de Cristo, e ensina-las não por tradições, costumes e religiosidade, mas por verdade e prazer.
"Porquanto Esdras havia disposto todo o seu coração a conhecer a Lei do SENHOR, a praticá-la, e a ensinar em Israel os seus decretos e mandamentos." (Esdras 7:10)
Não devemos e nem podemos ser apenas religiosos, com aparência de vida, mas mortos espiritualmente, caídos de pé como o Pr. Paulo Junior costuma falar, mais tenhamos como autoridade em nossas vidas as escrituras, ainda que isso seja contrário a nossa vontade.

Somente a Fé, Somente a Graça, Somente a escritura, Somente a Cristo, Somente a Deus seja a Glória.


Em Cristo!
Flávio Franco de Oliveira
Sobre o autor Casado com a Giuliana, pai da Giullia e do Flávio, pastor titular na Igreja Batista Aliança em Bauru/SP. Atualmente leciona a matéria de Teologia Sistemática e práticas pastorais na Ert – Escola de teologia reformada, é membro do conselho local da Fateo (Seminário Teológico Batista do Estado de São Paulo), escreve regularmente para este blog. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário