Direto do Púlpito - Andar na Luz! Por Flávio Oliveira


Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. (Efésios 5:8-14)
-----------------

A Palavra nos diz que nós éramos pessoas totalmente desgarradas do Senhor. Todos nós éramos reféns da aprovação do próximo e sujeitos à necessidade em sermos aceitos aos padrões e conceitos do mundo.



Nós como cristãos, não devemos nos submeter na competitividade do século e na maneira do mundo agir e nem depositar nossa confiança em nós mesmos, mas sim, confiar no Senhor.

Sabemos que a luz é o oposto das trevas, então se somos chamados para andar na luz, temos que ser o oposto de como éramos antes. Pois a Luz expõe as trevas, e não só isso, mas mostra o caminho da verdade.


Luz expõe as trevas e mostra o caminho
O que devemos fazer para andar na luz? Qual a aplicação que devo fazer em minha vida, para que de fato, eu ande na luz?

Ser santificado pela palavra de Deus.
Ler e meditar diariamente na Bíblia, pois esse é o meio pelo qual Deus usará para nos santificar.

Vida de oração.
Santidade, Oração e Comunhão
Precisamos comparecer e estar presente diante Deus, não somente na Igreja, mas sim em particular. A. W. Pink em seu livro oração particular nos diz que se oramos apenas quando estamos na igreja diante das pessoas então somos hipócritas, devemos ter o nosso tempo particular com Deus.


Comunhão com Deus.
Quando estamos na luz e pecamos, o nosso peso não pode ser porque as pessoas "descobriram", mas sim pelo fato de quebrar a comunhão com Deus, por isso devemos ter o coração contristado diante de Deus, falando como o Salmista no Salmo 139:23-24.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Como você tem conduzido a sua vida? Se você não anda na Luz, e anda nas trevas, a sua vida eterna estará comprometida, pois a Salvação é para todo aquele que Crer, no entanto aquele que crer possui evidencia de Cristo e de sua palavra em sua vida.

Andar na luz é aprender a discernir o que é agradável a Deus. Precisamos correr do pecado, evitar situações que possam te levar para as trevas, possuindo costumes diferentes dos das pessoas do mundo. Ser Luz!

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; (Mateus 5:14)

Devemos ser Cristãos dentro e fora da Igreja, não a separação. Quando um Cristão anda na luz de Cristo, anda para agradar e glorificar a Deus. Além disto, andar na luz consiste em andar na justiça e na verdade, pois demonstra quem realmente encontrou a verdade de Cristo. Ele é a verdade e o caminho e a vida.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

Quando o homem encontra esta verdade ele é liberto por ela, e se torna luz, anda na luz para Glória de Deus.

E Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Não estamos sozinhos, temos um consolador conosco, o Espírito Santo que vai nos conduzir a toda verdade.

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.João 16:13

Portanto devemos abandonar a justiça do homem e entregarmo-nos à justiça de Deus. O agir de Deus impulsiona a pessoa a querer cada vez mais estar na luz e se afastar das trevas.

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, Efésios 4:15

As obras da carne não farão parte mais na vida desta pessoa, Cristo será tudo para ela. A maneira de viver, de se comportar será diferente.

E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos. Colossenses 3:10-11

O que você está esperando para andar e viver na luz?

Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá

Em Cristo!
Flávio Franco de Oliveira
Anterior Proxima Página inicial