Essa música é uma poesia....





Em um tempo que a música cristã está completamente desprovida da palavra de Deus e totalmente misturada com as "tendências do momento".

Um tempo em que "gospel" (que em inglês quer dizer evangelho) não tem mais nada haver com evangelho, e sim com o sucesso ou como muitos dizem com a "vitória". Um tempo em que a simplicidade do evangelho se tornou cafona, ultrapassada e sem "poder", pois as pessoas são muito mais influenciadas pela modernidade vazia do que pela simplicidade profunda.

Um tempo em que muitos cristãos clamam: " O Show tem que parar!", pois o louvor é a Deus, a adoração é a Deus, e não para nosso divertimento e satisfação. Não existe "show" feito para Deus, na bíblia existe apenas um culto ao Deus Vivo, ou seja, o homem que louva e honra a Deus, e não o contrário.



Como muitos hoje eu também cresci na igreja, e há vinte anos vimos o surgimento do segmento gospel, que começou como uma arma de evangelismo, para que o ímpio conhece a salvação de Deus. Mas depois, cedendo a crescente demanda que os novos convertidos proporcionaram, a música cristã, com melodias e frases mais seculares, e que falava mais do homem e seus conflitos e menos de Deus e suas grandezas, passou a ser a grande onda avivalística das igrejas. Todos ficaram viciados em músicas dançantes, com coreografias, com longas ministrações e com frases de efeito. Quando um crente passava por momentos difíceis, a bíblia, a oração e os cultos não eram mais o seu refúgio. Bastava ouvir uma ministração de louvor poderosa, com uma revelação que impactasse suas emoções, ai sim, se sentiria mais fortalecido. Era rápido e preciso! Não havia mais necessidade de se retirar em oração e jejuns e esforços para ouvir a Deus, apenas "ouça essa música e ficará saciado!" 

Isso acabou com a simplicidade e profundidade do evangelho. Com o meditar na palavra, com a necessidade de se esforçar em oração e leitura para ouvir a Deus. Mas eu digo com toda certeza: a música não pode nos saciar! O que vai nos alimentar é a palavra, o que vai nos fortalecer é a oração, o louvor vai ser o resultado de uma vida dedicada ao Senhor.


E é nesse momento que surgem aquelas músicas que fazem a diferença. Músicas que não possuem arranjos complexos e nem momentos de ápice instrumental, mas possuem algo precioso: nos levam a meditar nas grandezas de Deus. Nos deixam inquietos, nos instigam a querer saber mais sobre as verdades da palavra. Não é uma rima simples, mas assim como o objetivo da poesia é estimular a reflexão, uma música cristã poética nos estimula a refletir e meditar nas coisas santas. Não sou perita no assunto, mas conheço músicas lindíssimas, que parecem uma poesia....

Vou compartilhar nesse artigo a primeira de muitas, que pretendo apresentar aqui, e espero de todo coração, que ao ouvirem se sintam impulsionados a orar mais, ler mais a palavra, se esforçar mais. Tenho certeza que essas músicas vão te levar a pensar e meditar nas coisas santas, então faça bom proveito. 


Mistério da Existência


Refletir no mistério da existência

Na razão do homem estar aqui
Perguntar se existe coerência
Nas coisas que acontecem no viver

Vai sentir no coração ausência

Vai sentir na consciência que é preciso mudanças
Vai querer encontrar uma resposta
Vai querer real proposta e a razão do viver

Se pensar vai tomar consciência
Vai saber que a existência tem explicação
Vai saber que existe coerência
E que nada é coincidência no viver

Cristo é a razão da existência
A real experiência que se deve ter
Vai encontrar finalmente a resposta
Cristo é a única proposta e a razão do viver 



Música: Mistério da Existência 
Autor: Adhemar de Campos
Cd: Vitória(1991) e Momentos de Louvor 2(1996)



A música você pode  ouvir acessando aqui .É a faixa 16 do playlist.



Soli Deo Gloria – Glória Somente a Deus!

Giuliana Troilo


Anterior Proxima Página inicial