Oração de Davi – Salmo 51 – Por Flávio Oliveira


No Salmo 51 vemos uma linda oração de Davi após ser confrontado por Deus.



Davi foi ungido como Rei diante de Israel. Antes mesmo de ser Rei ele enfrentou Golias e era muito corajoso. Foi vencedor de várias batalhas. Embora conhecido como um homem segundo o coração de Deus, ele também cometeu pecados, como a negligência ao seu papel, adultério e homicídio.
Quando o profeta Natan confrontou Davi, ele finalmente confessou seu o pecado e se arrependeu fazendo uma oração, pedindo misericórdia e perdão para Deus, que é o Salmo 51. Davi não apresenta nenhum mérito diante de Deus, não faz uma oração alegando que era Rei, também não faz um clamor apresentando suas obras, mas sim reconhece que ele não era digno.
Davi confessa suas fraquezas diante de Deus e nos ensina que diante da disciplina de Deus o caminho não é negar, nem tentar justificar, mas se humilhar diante de Deus.
Ele ora simplesmente no amor do Senhor, ele não tentou fazer como Adão e Eva em tentar explicar seus pecados, mas sim os reconheceu e suplicou pela misericórdia do Senhor com todo o seu coração. A oração de Davi é de quem realmente se arrependeu e realmente confia no Senhor.
A pessoa que nasceu de novo, reconhece os seus pecados, não tenta camuflar, e nem tenta diminuir a gravidade, na verdade faz como o Salmista, pede para ser lavado e purificado do seu pecado, pede ajuda a Deus reconhecendo que não podes mentir ou esconder os pecados, pois Deus está no comando de tudo.
Às vezes tentamos justificar o nosso pecado ou nossas mentiras, não podemos fazer isso! Devemos reconhecer e assumir quem nós somos de fato: pecadores, falhos, contudo, pela obra redentora de Cristo somos livres!
Necessitamos aprender com Davi e aceitar quando Deus nos corrige. Somente aqueles que possuem um coração humilde e fiel à Deus, são capazes disto.
Davi entende e a Palavra nos ensina que todo pecado é contra Deus, que o pecado é uma afronta a Deus.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.”V.4
Embora o pecado dele envolvia outras pessoas ele reconhece que antes de mais nada ele tinha pecado contra Deus, ao mesmo tempo que reconhece o Senhor como justo e puro, totalmente digno de julgar.
“Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.”V.5
Davi faz uma referencia ao pecado original dizendo que desde do seu nascimento é pecador, ele reconhece que por causa do pecado de Adão, o ser humano nasce afetado em todas as suas faculdades, o que chamamos de depravação total. Em outras palavras que todas as áreas da vida de um homem é afetada pelo pecado. Podemos perceber neste versículo que o homem é movido por sentimentos pecaminosos desde o nascimento, tendo uma natureza contrária a Deus, fruto desta natureza caída.
***Essa natureza só pode ser controlada mediante a plenitude do Espírito Santo na vida daquele que nasceu de novo, ou seja, que foi regenerado.
Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.” V.6
Podemos aprender que o Senhor esta estabelecendo a verdade no íntimo de Davi, assim como ele faz na vida dos seus filhos e por esta razão Ele não permite que o pecado de Davi fique oculto. E Davi pede para ser limpo com hissopo (v.7).
Hissopo: pequeno arbusto usado na cerimônia de purificação, com os seus ramos era espargido sangue nos sacrifícios.
O desejo de Davi ali deve ser o mesmo do que o nosso, de ser Santo no Senhor, por meio da purificação que vem dele. (Um dos Atributos de Deus que são comunicáveis ao homem, é a Santidade)
Ele deseja o jubilo e a alegria que depende apenas do Senhor. Uma alegria que vem na vida daquele que é regenerado  e vivificado pelo Senhor.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. (1 Pe 1:3,23)
Sabemos que somente a purificação e o perdão de Deus pode trazer a alegria da Salvação, Davi busca isso pedindo para Deus esconder o rosto do seus pecados e pede para que seus pecados sejam apagados.
Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidadesV.9
Ele suplica a Deus por um coração puro, ele entende que somente no Senhor ele pode ser Santo e inabalável. Peça a Deus santidade, coração puro.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. V.10
salmo51
Diante do pecado cometido ele suplica para não ser tirado da presença de Deus, e que o Espírito não seja retirado da sua vida.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. V.11
Ele quer sentir novamente a alegria da Salvação, vemos também no versículo 12 o reconhecimento da soberania de Deus, pois ele pede para o Senhor o sustentar e agir nele de forma que ele seja disposto a obedecer.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. V.12
No restante do salmo Davi pede para que Deus o livrar do crime de sangue, suplica por palavras de louvor, reconhece que Deus não deseja sacrifícios e que jamais um coração arrependido e contristado será rejeitado.
 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.
O culto, a adoração, uma caminhada diante de Deus só tem valor depois da restauração, depois do concerto com Deus. Tenha um coração Alegre, e REFEITO diante do Senhor.
Ore, clame, suplique para que Ele opere na sua vida. Confesse os seus pecados, reconheça sua incapacidade. Devemos parar de achar que podemos resolver nossos pecados sozinhos, quem confessa que precisa de Deus e luta com as forças do Soberano Salvador, alcançará a vitória!
Você pode ser restaurado e renovado hoje. O que é necessário da sua parte é apenas aceitar o evangelho e crer nessa palavra.
Sola Scriptura – Somente a Escritura!
Flávio Oliveira
****

Anterior Proxima Página inicial