Alegrais no Senhor! 1 Pedro 1:1-9




Pedro dirige sua carta para pessoas que haviam crido no Evangelho no qual ele chama de eleitos de Deus.

Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia,  -  
1 Pedro 1:1

Ele segue chamando estes de Forasteiros - (Estrangeiros exilados, pessoas na qual sua cidadania esta nos céus) que assim são segundo a presciência de Deus.              
          
Pessoas que foram escolhidas segundo a sabedoria de Deus mediante a obra do Espírito afim de ouvir e obedecer ao evangelho.

Escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.
1 Pedro 1:2

Segundo a presciência (pré-conhecimento) não no sentido de antever as coisas, mas no sentido da sua 
relação causativa, de determinar todas as coisas.

Conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. 1 Pe 1:20

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Romanos 8:29

Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Efésios 1:5-6

Não se trata de olhar o futuro e ver, mas que envolve a consciência ativa de Deus a respeito de tudo que há de acontecer.
        
Ele faz referência a aspersão do sangue de Cristo onde é tratado o contexto da aplicação pessoal do Sacrifício de Cristo em cada pessoa salva.


Pedro a partir do capítulo 1,3 começa a fazer uma exposição, uma relação das bençãos na vida dos salvos como filho de Deus.

Bendito seja Deus que usou da sua misericórdia para com o homem, pois sem o trabalhar de Deus em sua vida é como um morto vivo, incapaz de crer. Precisa da ação de Deus no homem para ele se entregar a Deus.

Sem ação de Deus o homem apenas vive os dias dele buscando incansavelmente ser feliz.

Respirar é apenas um sinal externo da vida, mas viver é estar em comunhão com Deus.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
1 Pedro 1:3

Vemos na carta que foi ELE quem regenerou deixando muito claro que é obra de Deus, que não algo que o homem realiza, mas algo que Deus faz, não é algo externo, mas vem do trabalhar de Deus no homem.
         
Para uma viva esperança que não é como uma palha, nem que dependa de algo passageiro, mas uma esperança que tange a eternidade que esteja em CRISTO.
                              
Vemos então as promessas futuras para os cidadãos do céus.

Para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês.
1 Pedro 1:4

Herança incorruptível - Algo indestrutível, sem mancha (mácula). Mas tem muita gente trocando o que incorruptível pelo corruptível, gastando toda energia em correr atrás do que é passageiro,
        
Imarcescível é uma das descrições no texto- Algo que não perde seu valor com o tempo, não é desvalorizado.

Mas a gente perde muito tempo e disposição as vezes com aquilo que dura por pouco tempo, ou que seu valor é temporário.

Mais Pedro está falando de algo que os filhos de Deus recebem gratuitamente em Cristo que não passa, não perde o valor, esta falando e se referindo sobre algo eterno. 

Reservado - Preparado para os filhos de Deus.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Jo 14:2-3
        
Deus não apenas preparou esta herança para os seus como ELE guarda em segurança os creem, chamamos de Perseverança dos santos.

Que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. 1 Pedro 1:5

Pedro está tentando ensinar aqui que somos guardados por Deus (Preservados) pelo poder de Deus.
                   
Gostaria de ilustrar aqui como uma história onde tem uma criancinha de colo que corre perigo, ela é indefesa, incapaz de se proteger e o que os pais fazem? Protegem, seguram ela no colo afim de proteger e assim é o Senhor conosco, ele vai nos fortalecer e capacitar mediante a fé para a salvação. ELE nos dá o seu Espirito.

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. João 14:17
          
Quando temos conhecimento destes fatos nosso coração deve produzir alegria.  

Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. 1 Pedro 1:6
        
Nisto exultais (alegrais) - O Fato de saber essas verdades deve produzir no coração dos salvos o regozijo.

Alegrais mesmo que no tempo presente estejamos passamos por provações. 
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. Tiago 1:2-3


Porque? Porque estas provações produzem perseverançaDeus usa situações para produzir através do seu trabalho em nós perseverança.
          
Alegrais, pois, a nossa Fé está sendo comprovada para que não seja inconstante e que mesmo apurada no fogo como ouro para tirar as impurezas redunde em louvor e glórias a Deus na revelação de Cristo em nós.

Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. 1 Pedro 1:7
                    
No qual devemos amar, mesmo não vendo agora, mas crendo e se alegrando de forma indizível (intraduzível, que foge ao esperado, extraordinário e incomum), e gloriosa NELE.

Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,
1 Pedro 1:8
      
Pedro então faz referência em obter o fim vossa fé, o alvo, o melhor resultado da nossa fé que é a certeza que temos em Cristo da salvação da nossa alma e a segurança e conclusão dela em Cristo.

Pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.  
1 Pedro 1:9


Soli Deo Gloria - Glória somente a Deus!
Flávio Oliveira
Anterior Proxima Página inicial