Graça!


Romanos 5.12 – Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

A bíblia nos mostra que morte passou a todos os homens, uma morte legada (solidariedade da raça), todos passaram através do pecado de Adão a serem culpados, sentenciados a condenação e a morte.

O pecado afetou o homem de tal maneira que suas faculdades, escolhas e suas inclinações são sempre contrárias a Deus. A ação pecaminosa de Adão trouxe sérias consequências a humanidade.

Mas graças a Deus, não existe comparação entre o pecado de Adão e a morte de Cristo, que traz perdão e redenção aos que NELE crê.

Romanos 5.15Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.

A graça (favor imerecido) transbordou e tem alcançado todos aqueles que creem. Não é uma salvação automática a todos os homens, nem todos são salvos e sim aqueles que recebem esta graça e se arrependem dos pecados.

O sacrifício de Cristo na cruz é suficiente para salvar o homem da morte, não é uma possibilidade de salvação, e embora é oferecido a todos, a salvação é recebida pela fé. (dom de Deus)

Efésios 2.8,9 Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo.

É uma graça fundamentada na obediência perfeita e meritória de Cristo, onde a justiça de Cristo encobre a injustiça do homem que é insuficiente para comparecer diante de Deus.

Portanto podemos ver a graça abundante de Deus em salvar o que estava morto e perdido, através de seu Filho Jesus, não por causa do mérito humano, mas por seu sacrifício na Cruz.

Romanos 5.21a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

Percebemos então que todos os homens pecaram e por isso são merecedores da morte e do inferno, e considerados culpados, mas em Cristo e sua morte vicária (Substitutiva) que satisfez as exigências da lei quanto a morte pelo pecado, muitos (não todos, mas os que creem) são salvos pela Fé que é um dom gratuito de Deus: Isso é Graça.

Sola Gratia
Flavio Franco
Anterior Proxima Página inicial