Princípios!


A bíblia tem princípios para cada área da vida, e temos de aprender e praticar como cristãos, que professam as escrituras como única regra de fé e prática. Porém muitas vezes temos ignorado, ou temos visto ser ignorados, e simplesmente nos calamos.

Paulo em sua epístola a Tito no capítulo 2.1-10, Vai trazer uma série de princípios para cada etapa da vida, começando por orientar que a pregação deve ser sempre o que convêm a sã doutrina (Tito 2.1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.), a verdade do Evangelho que transforma vidas, muda comportamentos e convicções.

Ensinando que o cristão deve ter uma linguagem saudável, mantendo unido a pregação com um bom testemunho, sendo zeloso, cuidadoso, exatamente como todos que pregam as boas novas de ser.

Quanto aos mais idosos os princípios encontrados, são de que devem ser temperantes, sóbrios em suas ações, prudentes no comportamento. Respeitáveis, sensatos com uma fé sadia e constante.

Já as mulheres mais velhas devem ser sérias no proceder, não sendo fofoqueiras, nem escravas de atitudes pecaminosas. Devem ser mestras das mais jovens, discipuladoras, formadoras, ensinando através da experiência a honestidade, a serem bondosas, sujeitas ao marido, de como a mais novas podem ser boas donas de casa, a fim de que a Palavra de Deus não seja difamada.

É assim que os valores e princípios, são passados de geração a geração.

Em relação ao mais novos as escrituras nos mostram que devem ser criteriosos, honesto, não dominados pelos impulsos, e insensatez, que é muito comum aos jovens. Devem ser detalhista, não viver foras dos princípios bíblicos e morais da sociedade na vida.

Valores éticos, que são desenvolvidas com a idade.

Já em relação aos servos (Vamos aplicar ao trabalho e não a escravidão que era usual na época em que a carta foi escrita) devem dar alegria aos superiores, não sendo respondões, não sendo aqueles que prejudicam o trabalho com mau testemunho. Fiéis a viver uma vida que glorifica a Deus.

Sendo assim deve ser uma preocupação nossa em pregar e viver de acordo com a sã doutrina, comprometidos com a verdade para a Glória de Deus.

Soli Deo Glória
Flavio Franco
Anterior Proxima Página inicial